Secretaria: Dias úteis das 13h-14h e das 18h-20h

História

Breve História da nossa Freguesia

Não se sabe ao certo qual a origem de Gião, mas remonta certamente a épocas muito recuadas. Embora não se conheçam achados arqueológicos da freguesia, sabe-se que os Romanos andaram próximos. Martinhães e Senra derivam do latim, o que demonstra a passagem desse povo na nossa freguesia. 

Sabe-se também que nas inquirições de 1258 surgiu o topónimo Gião, já que a sua evolução foi registada em diversos documentos como «Joyam», em 1319, «Guiam», em 1519 e «Gião», a partir de 1758.

Timeline Histórica

921

Fundação da Freguesia

Não se sabe ao certo qual a origem de Gião, mas remonta certamente a épocas muito recuadas. O documento mais antigo conhecido, datado de 921, é referente à venda de um prédio rústico do lugar de Tresval, no setor norte da freguesia.

1143

Referência Mais Antiga

Data de 1143, a mais antiga referência à Igreja de Santo Estêvão na carta de doação de D. Afonso Henriques. Neste documento, o monarca por vontade própria doa metade dos direitos de herdade da Igreja de Santo Estevão ao Convento de Vairão, para «remédios da sua alma» invocando o nome da sua mãe e tratando-a por rainha. Segundo a história, a leste da Igreja de Santo Estevão junto a Pinelas ficou decidido efetuar o derrube da sua mãe, que veio a morrer no exílio por sua decisão.

1262

Integração da "Terra da Maia"

A integração da "Terra da Maia" aparece atestada em 1262 num documento do Arquivo Distrital do Porto Grafias "Sancto Esteuam" em 1307, "Sante Steuam" em 1316,"Santo Estevo" em 1502 aé 1512 quando é mencionada finalmente a designação actual de "Samto Estevão de Gião", nessa altura ainda "da Maia".

1836

Integração no Concelho de Vila do Conde

Gião foi reitoria do Mosteiro de Vairão, no antigo concelho da Maia. Esta freguesia passou a integrar o concelho de Vila do Conde desde a divisão administrativa de 1836.

1965

Igreja Paroquial

A Igreja Paroquial é um edifício de certo porte e imponência de arquitetura setecentista. A fachada revestida a azulejos em tons de azul e branco em 1965 apresenta três silhares ou painéis com imagens de Santo António (à direita) a da Anunciação (à esquerda). No tímpano há um terceiro painel historiado figurando dois Arcanjos ladeando o Santíssimo Sacramento. Ao alto um janelão gradeado de esquadria. A empena sustenta um remate em arco redondo.

Arquitetura

Não muito distante da Igreja Paroquial, ergue-se um belo cruzeiro assente num pódio quadrangular de três degraus, com base bulhosa, fuste cilíndrico e cruz de braços trifoliados assente em capitel.

Das diversas casas de quinta de arquitetura solarenga existentes em Gião, destaca-se pelo seu porte a Casa de Santo Estevão, sita neste lugar. As casas da Quinta do Mindela na Joudina, e da Quinta das Flores, no lugar da Igreja, merecem também alguma atenção. São todos eles, edifícios datáveis do século passado. Compõem esta freguesia os lugares da Boca, Gião de Cima, Gião do Fundo, Gião do Meio, Igreja, Joudina, Martinhães, Tresval de Baixo e Tresval de Cima.

Caraterização Geográfica

Gião localiza-se a 7,5 km da sede do concelho e estende-se por uma área de 5,66 km2. De acordo com os Censos de 2021, a freguesia tinha 1659 habitantes.

Pertence à metade sul do concelho de Vila do Conde e apresenta como freguesias limítrofes, Vairão a norte, Canidelo e Malta a nascente, Modivas a sul e Fajozes e Mindelo a poente. 

A atividade económica baseia-se na agricultura, pecuária, indústria, comércio e serviços.

1659
Habitantes
5.66 Km
Área
7.5 Km
Distância ao concelho
921
Fundação da Freguesia

Brasão, Bandeira e Selo

Em sessão da Assembleia de Freguesia de 30 de Abril de 2004 foi aprovada a ordenação haráldica do brasão, bandeira e selo da Junta de Freguesia de Gião. Esta ordenação teve como base um parecer da Associação dos Arqueólogos Portugueses e depois de aprovada foi publicada em Diário da República de 21 de Maio de 2004.

Brasão: escudo verde, barra ondada de prata e azul de três peças, acompanhada de um escudete de prata carregado de uma cruz de azul e de rodízio de ouro, realçado de negro. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro “Gião – Vila do Conde”.

Bandeira: amarela, cordão e borlas de ouro e verde, haste e lança de ouro.

Selo: nos termos da lei, com legenda “Gião – Vila do Conde”

Siga-nos nas Redes Sociais

Contactos

Rua da Igreja 247, 4485-178 Gião, Vila do Conde
Horário de Funcionamento:

–  Secretaria: Dias úteis das 13h-14h e das 18h-20h

–  Atendimento do Executivo: Quartas e Sextas-feiras das 19h-20h